Nódulo pulmonar

O nódulo pulmonar é um achado relativamente frequente nos exames de imagem, em especial a tomografia. Felizmente, na maioria das vezes tem uma causa benigna, ou seja, pode ser uma cicatriz de uma doença curada no pulmão, algum tipo de inflamação ou infecção mantida em um lugar delimitado para defender o resto do organismo. O contato com pessoas com tuberculose pode gerar uma reação e daí surgir um nódulo, por exemplo.

Os nódulos que têm aspecto benigno (e isso somente o especialista pode avaliar) podem ser acompanhados por um período, sem a necessidade de biópsia – principalmente quando não existem sintomas, o que é o mais comum de acontecer: nódulo no pulmão geralmente não dói.

Fumantes ou ex-fumantes

Em pessoas que fumam ou fumaram por muito tempo, o achado de um nódulo pulmonar é mais preocupante, pois pode representar um câncer no pulmão. Em 90% das vezes que diagnosticamos o câncer de pulmão, a pessoa é ou foi fumante.

O nódulo em pessoas que foram tratadas ou possuem câncer em outras partes do corpo pode representar uma metástase pulmonar – a mesma doença manifestada em outro lugar.